MOSSORÓ: Confira detalhes do Plano de segurança do MCJ; “Pingo” terá cerca de 500 agentes

Foi apresentado à imprensa na tarde desta quinta-feira (2), no auditório da Estação das Artes, o plano de segurança do Mossoró Cidade Junina 2016, com também do evento de revezamento da passagem da Tocha Olímpica.
As ações integradas das forças de segurança incluem agentes da Polícias Civil, Militar, Guarda Municipal, Semob, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, juizado especial, Corpo de Bombeiros e segurança privada.

A Coordenação da Segurança do evento ficará a cargo do secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Tenente Cel. Avibá Gomes. A Polícia Militar será coordenada pelo Cel. PM Elyause Moreira. O delegado Dennys Carvalhos coordenará a Polícia Civil.
“O sistema de segurança está montado, mas deixamos para apresentar hoje por conta de alguns detalhes do Governo do Estado, do Comando Geral da PM e da própria Secretaria de Segurança Pública do Estado, que garantiram apoio para o evento. A exemplo de anos anteriores, que tivemos bons resultados, tivemos a preocupação de oferecer uma segurança maior à população”, ressaltou Alvibá Gomes.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado disponibilizou efetivo da PM de Natal para atuar tanto no Pingo quanto nos shows da Estação das Artes, Cidadela, Chuva de Bala e Fórmula Jegue. Além disso, o MCJ contará com estrutura de ponta. A vigilância será feita através de câmeras instaladas ao longo do Corredor Cultural e dentro da Estação das Artes. Os ônibus da Delegacia Móvel, da Polícia Civil, e o do Crack é Possível Vencer, da Polícia Militar, estarão em locais estratégicos para garantir agilidade no atendimento.

Uma das novidades do plano de segurança é a instalação do container da BIC Tur em um local estratégico, entre o Memorial da Resisência e a Praça da Convivência.
Para o “Pingo da Mei Dia”, evento que abre oficialmente o Mossoró Cidade Junina, no próximo sábado (4), será utilizado um apoio logístico com efetivo de aproximadamente 470 agentes de segurança. Serão destinados 250 homens da Polícia Militar, 100 da Guarda Civil Municipal, 35 Agentes de Trânsito e os demais de outros órgãos.
LEIA MAIS:
Os condutores devem ficar atentos ao horário de bloqueios de ruas e avenidas e buscar rotas alternativas.  As ruas Alfredo Fernandes, Augusto Severo, Felipe Camarão, Frei Miguelinho, Lopes Trovão, Cezar Campos e Almirante Barroso, em trechos que cruzam com a Avenida Rio Branco, serão bloqueadas a partir do meio-dia.
Os principais órgãos de segurança do Município e do Estado apresentaram o plano de segurança para o evento

Tocha
Já no revezamento da Tocha Olímpica, na segunda-feira (6), será utilizado um efetivo de 409 agentes. O evento terá início à tarde na Avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel. A tocha será conduzida por cerca de 50 pessoas e percorrerá as principais avenidas da cidade. O encerramento acontecerá na Estação das Artes com show do cantor Dorgival Dantas.
Estação

Nos principais shows na Estação das Artes, Praça de Eventos e Cidadela, a coordenação do evento reforçará a segurança com a utilização de barreiras físicas com detectores de metais nas quatro principais entradas da Estação, além de apoio logístico com policiamento a pé, motorizado e de trânsito ao longo do Corredor Cultural.
“Esse ano pretendemos fazer um evento maior, com expectativa de receber algo em torno de 1,5 milhão de pessoas. Fomos à Natal essa semana e conseguimos apoio do Governo do Estado onde teremos mais de 500 agentes de segurança para o Cidade Junina. Conseguimos também a plataforma móvel com todo o aparato de câmeras de monitoramento. Eu tenho certeza que com a nossa Guarda Municipal, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e a segurança privada, pretendemos que seja o maior, o mais seguro e o mais animado Cidade Junina de todos os tempos”, concluiu o prefeito Francisco José Junior.

Deixe uma resposta