ENCONTRO POTIGUAR DE MELIPONICULTORES E MELIPONICULTORAS EM SÃO PAULO DO POTENGI

Sábado, 21/05/2016, aconteceu em São Paulo do Potengi um Encontro Estadual de Meliponicultores e Meliponicultoras (criadores de abelhas sem ferrão). O evento muito bom contou com um bom número de participantes, inclusive soldados do Corpo de Bombeiros. 
De início tivemos a fala do anfitrião João Paulo auxiliado por Vítor de Mossoró; em seguida o extensionista da EMATER Chagas, falou da importância do evento e da atividade e reforçou aos associados sua candidatura à Presidência da Federação Apícola do RN; teve uma excelente explanação um estudo desenvolvido pelo Professor Doutor Airton Carvalho sobre abelhas sem ferrão; Ainda teve o relato da experiência do advogado Queiroz na Fazenda Canaã; discussão da minuta que sustentará o estatuto da AMEP (Associação Potiguar de Meliponicultores e Meliponicultoras) e eleição por aclamação a diretoria da Associação; também uma visita prática à criação do anfitrião João Paulo e encerramento com almoço.
Diretoria da AMEP (Associação Potiguar de Meliponicultores e Meliponicultoras)

Presidente: Erione Pinheiro – Mossoró
Vice Presidente: João Paulo – São Paulo do Potengi
1º Tesoureiro: Daniel – Mossoró
2º Tesoureiro: Leandro – Passa e Fica
1º Secretário: Vitor – Mossoró
2º Secretário – Aldifran – Alto do Rodrigues

Conselho Fiscal: 6 nomes – Cassimiro – Pedro Avelino; Maria José – Mossoró; José Ivan – Riachuelo; Queiroz – Lajes Pintadas; Jean – Jaçanã; Hércules – Natal.
Dados Interessantes do Estudo do Doutor Airton Carvalho
  • No Brasil há 400 espécies de abelhas sem ferrão possíveis de se trabalhar.
  • O RN é pioneiro nessa atividade, desde os anos 1600 se tem relato da atividade no estado.
  • A espécies mais cultivada no RN é a Jandaíra com mais de 3 mil ninhos, seguida da Jati, Amarela, Rajada, Cupira, Uruçu Verdadeira (litoral)…
Airton Carvalho ressaltou os cuidados ao introduzir abelhas de outras regiões e o risco de novas doenças, competição com as nativas, e o próprio sofrimento para adaptação da espécie, além de nem sempre haver viabilidade econômica.
Acima, o anfitrião João Paulo dando as boas vindas
Gilson Nunes, vice presidente licenciado da FARN, parabenizando aos presentes pelo Encontro.
Chagas falando aos presentes em nome da FARN-Federação Apícola do Rio Grande do Norte, na qual é o tesoureiro atual e candidato a Presidente da Entidade.
FONTE: Blog do Cicero-Lajes/RN

Deixe uma resposta