MOSSORÓ: Campanha conta Aftosa pretende imunizar 8 mil animais

Criadores das 133 comunidades rurais e projetos de assentamentos prestigiaram na manhã desta quinta-feira (28) o lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2016, feito pelo prefeito Francisco José Junior. A meta da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo é vacinar cerca de 8 mil animais.
A campanha será realizada de 02 a 31 de maio, por duas equipes da Secretaria Executiva de Agricultura de Mossoró e mais uma do Instituto de Defesa e Inspeção Animal do Rio Grande do Norte (IDIARN), parceiro da Prefeitura nesta iniciativa.
Para manter o município livre da Febre Aftosa, o município investiu na aquisição da vacina e dos equipamentos para o trabalho de imunização. A vacina é distribuída gratuitamente pela Prefeitura ao pequeno agricultor que possui até 25 animais. A distribuição está assegurada pela Lei Municipal Nº 3.300/2015, sancionada pelo prefeito Francisco José Junior.
“Sancionamos esta lei para garantir que nosso pequeno criador possa vacinar, de forma gratuita, seu rebanho. Este investimento visa que o criador tenha um custo a menos para se preocupar e, desta forma, possibilitar que este criador comercialize seus produtos com segurança à população”, destacou o prefeito Francisco José Júnior.
 “Nosso objetivo é manter Mossoró nessa zona livre da Febre Aftosa e, ao mesmo tempo, estamos garantindo que o pequeno agricultor tenha condições de vacinar seu rebanho sem custos para que ele possa oferecer à população um produto de qualidade e saudável”, afirmou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Renato Fernandes.
Francisco Ivo de Sousa, da comunidade de Passagem de Pedras, é pequeno criador e se enquadra nos critérios para receber as vacinas para seu rebanho. “A Febre Aftosa é uma preocupação para quem lida com criação animal e na rotina de trabalho já são tantos problemas, que receber essas equipes para a vacinação gratuita é uma maravilha”, comemorou o criador.
FEBRE AFTOSA –  Doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite ou corte e os suínos. O animal afetado apresenta uma febre alta que diminui após dois ou três dias.
ESTRADAS – Na oportunidade, o prefeito Francisco José Júnior aproveitou para anunciar mais medidas que beneficiam os agricultores e criadores da zona rural. Além das ações já realizadas com o Programa Semear e a Campanha contra a Febre Aftosa, a recuperação de estradas será executada para facilitar a vida no campo.
“Em breve, estaremos recuperando as estradas que ligam às comunidades e serão os próprios moradores que nos indicarão as que necessitam de melhorias”, anunciou o prefeito.
NOTA DO BLOG: Bem que esta preocupação e gesto empreendedor do Prefeito de Mossoró, deveria ser seguido por todos os gestores potiguares.
Com informações da Prefeitura de Mossoró

Deixe uma resposta