MOSSORÓ: Vice-presidente afirma que governo é comprometido com o semiárido

Com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, foi aberto no início de ontem a tarde, quinta-feira, o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró. Além de Mourão estiveram presentes o ministro da Educação, Milton Ribeiro, os deputados federais Bia Kicis (PSL/DF), General Girão (PSL/RN), além da prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) e o vice-governador Antenor Roberto (PC do B).

Na sua fala, Hamilton Mourão destacou as características gerais do semiárido, afirmando que o governo está investindo para mudar a realidade da região. Enalteceu o evento, afirmando que é importante para debater as ações e investimentos para o desenvolvimento econômico e social do semiárido.

“Este é um lugar de pessoas lutadoras, criativas, resistentes, esperançosas e solidárias. Pode-se encontrar aqui centenas de experiências e iniciativas, por meio das quais, o povo se mantém vivo confirmando aquilo que já foi dito por Euclides da Cunha, que é o sertanejo antes de tudo é um forte”, discursou, para em seguida ressaltar que os debates e discussões no Fórum subsidiarão a formulação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido, cujo objetivo é o aproveitamento das potencialidades da região e o alcance das metas.

O evento está sendo organizado pelo Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas e foi idealizado pela Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, presidida pelo deputado federal General Girão (PSL-RN).

O Fórum reunirá durante três dias os diferentes agentes, públicos e privados, interessados em desenvolver ações de fomento a investimentos multissetoriais em empreendimentos que definirão um amplo programa de desenvolvimento econômico e social do Semiárido nordestino, envolvendo 13 eixos temáticos.

No sábado, amanhã(4), a partir das 8h30, uma extensa programação de oficinas com eixos temáticos ocorre na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Durante o Fórum, serão debatidos e discutidos os seguintes eixos temáticos: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercado, Relações Exteriores (comércio), Recursos Minerais, Segurança – Jurídica e Fundiária, Educação – Capacitação, Turismo, Transporte e Logística, Novas tecnologias e Inovação, Comunicação – TI e Meio Ambiente.

Deixe uma resposta