Parlamentares potiguares cobram de Secretário do MDS liberação de recursos para implantação de cisternas no RN

Ontem terça-feira (27), os parlamentares da bancada do Rio Grande do Norte estiveram com o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, para discutir o Termo de Parceria a ser celebrado entre o MDS e a Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido. De acordo com o coordenador da bancada, o deputado federal Felipe Maia (DEM), o objetivo do encontro foi de buscar meios para amenizar a crise hídrica do RN.

“Não há recursos para a implantação do Programa. A nossa preocupação é que dos 167 municípios potiguares mais de 150 já decretaram estado de emergência e precisamos buscar soluções urgentes. Além da nossa tão sonhada chegada das águas pelo Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, essa seria uma solução mais rápida, enquanto as águas do Velho Chico não chegam as milhares de famílias norte-rio-grandenses”, explicou o deputado.

Felipe Maia destacou ainda que o Secretário sugeriu dois caminhos a serem seguidos pela bancada, para que os recursos sejam liberados e as cisternas sejam implantadas: “Uma alternativa seria a aprovação do Projeto de Lei de crédito extraordinário que está na Comissão Mista de Orçamento. Já a outra opção seria articular, junto ao Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o descontingenciamento de parte de recursos, para conseguirmos a perfuração das cisternas, levando assim, água potável e de qualidade para a população potiguar. Vamos a luta!”.

No encontro estavam presentes os deputados federais Felipe Maia (DEM) e Zenaide Maia (PHS) e os senadores Garibaldi Alves Filho (MDB), José Agripino Maia (DEM) e Fátima Bezerra (PT).

Deixe uma resposta